‘PLUS’

A residência minimalista desenhada pelo escritório japonês Mount Fuji Architects Studio é uma casa utilizada principalmente em fins de semana e possui belas visuais para o Oceano Pacífico.

O terreno está localizado no monte Izu-san, no qual é possível visualizar o Oceano Pacífico ao sul. Coberto com árvores nativas como carvalhos e cerejeiras, a idéia era preservar ao máximo os elementos naturais e ‘pousar’ a edificação sobre o sítio que tinha muito poucas áreas em nível.

A idéia do partido adotado foi a de sobrepor e cruzar dois paralelepípedos retangulares em angulo reto, o de baixo contendo a parte privativa, dormitórios e banheiro, tendo metade do volume ‘descolado’ do terrreno. O paralelepípedo superior engloba o estar e a cozinha, e possui projeções em balanço em ambos os lados do prima inferior.

A planta parece uma espécie de cruz a marcar cuidadosamente um ponto específico no monte. Um eixo da cruz se prolongando ao encontro do oceano, no sul, e o outro enquadrando a floresta de árvores nativas, ao oeste.

Os compartimentos no volume inferior e no terraço deste aproveitam grandes visuais do mar e do céu. Os interiores possuem acabamento em mármore polido que modifica sua cor e textura gradualmente ao longo do dia. A parte externa também possui revestimento em mármore branco, sugerindo uma integração do objeto-caso com a natureza circunvizinha.

Localização: Shizuoka, Japão
Área: 280 m2
Ano de construção: 2009
Escritório: Mount Fuji Architects Studio 
Arquitetos: Masahiro Harada, Mao Harada e Ishii Naoto
Fotos: Ken’ichi Suzuki

Anúncios

Um comentário sobre “‘PLUS’

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s